Boa tarde pessoal,
Um trabalho em grupo totalmente colaborativo feito pelo Google Drive, chegamos aos 5 fundamentos do Marketing Digital com nota 90 na pós da IGEC FACHA de Gestão Estratégica de Marketing Digital com Andressa Sgarzi e Mauro Salerno.
Hoje vou falar apenas do Planejamento Estratégico Digital
Os fundamentos são: Planejamento Estratégico Digital, Conteúdo, Proporcionar Serviços e Entretenimento, Multiplataformas e Mensuração.
1. Planejamento Estratégico Digital:
Alguns pontos devem ser levados em consideração:
Viabilidade Econômica – Custos e receitas envolvidos no projeto;
Viabilidade Técnica – Disponibilidade de Matéria Prima;
Viabilidade Política e Institucional – Considerar a situação legal e aceitabilidade do projeto.
O planejamento é algo que deve ser utilizado em TODOS os campos de nossa vida:
As etapas do planejamento são: Pesquisar, planejar, executar e avaliar.
Pesquisar: Através da pesquisa é possível entender o contexto em que o planejamento será executado. O estudo dos ambientes (macro e micro), a análise dos stakeholders e o entendimento do cenário permitem um plano de ação coerente.
Planejamento: As ações no ambiente digital devem ser pensadas com base:
User experience
Dinamicidade do meio
Relevância para a marca/persona e para o usuário/consumidor
Mensuração de alcançe e engajamento
Executar: O planejamento de execução de ações no ambiente digital deve considerar:
Os canais e formatos relevantes (redes sociais, blogs, websites)
A linguagem apropriada a cada canal
O potencial de engajamento
Avaliação e Controle:
Monitoramento diário de métricas, comportamento e conteúdo
Redesenhar estratégias constatadas falhas
Dar continuidade à ações com bom desempenho
A próxima parte vem na semana que vem… Terça-Feira!
Deixe um comentário